30 de set. de 2010

Exposição mostra Manhattan antes da urbanização

Manhattan-NY ou ilha Mannahatta("terra de muitas colinas.")!

Foto: National Geographic

Antes de se tornar selva urbana, Manhattan era o lar dos índios lenape, que deram à ilha o nome de Mannahatta, ou "terra das muitas colinas". Estendida na vertical e, graças a drenagem, também na horizontal, a Manhattan de 2009 está apresentando aos interessados uma vista semelhante à que os viajantes europeus contemplaram ao chegar à ilha pela primeira vez, 400 anos atrás - incluindo as fogueiras tribais; Estou falando de imagens criadas para o Projeto Mannahatta, da Sociedade de Conservação da Fauna e Flora, lançado em 20 de abril e incluindo um livro, exposição em museu e site.
A celebração da história natural de Manhattan se estenderá por todo o ano e quer recriar a ilha tal qual existia há 400 anos, no dia da chegada do explorador inglês Henry Hudson, em 1609.
Construído em parte sobre terra libertada por drenagem, o bairro de Battery Park City ancora o lado oeste da ponta sul da moderna Manhattan, cuja linha costeira se estendeu consideravelmente desde 1609.
Como na moderna Manhattan, parte do charme de Mannahatta eram suas diferentes regiões, diz Eric Sanderson, diretor do Projeto Mannahatta. Mas esses enclaves eram definidos por comunidades únicas de plantas e animais, entre os quais leões da montanha, lobos, cervos, alces e castores.
"Havia 55 comunidades ecológicas diferentes", estima Sanderson. "O que equivale a mais comunidades ecológicas do que os parques nacionais abrigam hoje, em proporção à área".
Em 1609, um grande assentamento dos lenape ficava no sopé da colina Inwood - como o bairro de Inwood hoje. O local oferecia aos indígenas acesso conveniente ao rio Harlem e ao rio Hudson, que propiciavam pesca abundante. O Parque de Inwood Hill preserva os últimos traços da floresta nativa e dos pântanos de sal de Manhattan.
"A lenda dispõe que foi sob uma árvore do parque que Peter Minuit (administrador colonial para a Companhia Holandesa das Índias Orientais) adquiriu a ilha dos indígenas (em 1626)", diz Sanderson. "A árvore teria sido derrubada em 1926". Há 400 anos, o Upper East Side e o Harlem da moderna Manhattan eram campos de caça para os lenape.
Sanderson espera que um conhecimento melhor sobre o passado de Manhattan venha a servir para que os planejadores urbanos possam construir cidades melhores no futuro.
E tem uma experiência intelectual a lhes propor: "Se você conhecesse tudo sobre a ecologia original de Mannahatta e pudesse reconstruir a moderna Manhattan utilizando as melhores idéias de projeto ecológico atuais, que tipo de cidade construiria? E como seria a experiência de viver nela?"

Tradução: Paulo Migliacci
Reportagem retirada do site Terra/Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário