30 de set. de 2010

Salão de Paris aposta na ecologia

Ferrari 458 Itália Scuderia

Entre os dias 2 e 17 de outubro, Paris vai ficar mais rápida, potente e verde. Neste ano, além das potentes máquinas e dos novos modelos, mais uma vez, o destaque do Salão do Paris fica por conta da sustentabilidade. Puxado pelas novas legislações européias, o encontro deve ser marcado por carros ecologicamente corretos. A maioria das montadoras deve apresentar elétricos, híbridos ou ainda adaptados às normas Euro 5 e Euro 6, que limitam a emissão de poluentes por veículos automotores.
Claro que o destaque dos fãs ainda são os grandes lançamentos, com potências muito acima do normal e itens que só são encontrados em um evento deste tipo. Mas não será regra. A tendência para a indústria automobilista deve ser mesmo veículos ecológicos e feitos para o dia a dia.
Um dos modelos que mais chama a atenção é o carro conceito Pop, da Kia. Com apenas 3 m de comprimento, a idéia é não desenvolver uma potência que nunca será utilizada em uma cidade, mas sim ser um carro econômico e que ocupe menos espaço possível. A estreia do modelo é em Paris, e a Kia quer levá-lo às lojas até 2012.
Outra montadora que segue esta tendência é a Renault. Em casa, a fabricante vai apresentar seu modelo DeZir, um protótipo esportivo elétrico com uma autonomia de 160 km, e que chega aos 150 cv de potência. A Peugeot vai ser representada pelo 3008 Hydrid4 que usa propulsor 2.0 HDi FAP de 163 cv que trabalha aliado a uma unidade elétrica, capaz de gerar 37 cv.
Combustível sustentável
Os não elétricos também devem aparecer com mudanças para não agredir o meio ambiente. Além de mudanças para emitir menos CO², o consumo de combustível também é algo que preocupa. Sistemas antes restritos devem virar regra, como o Start&Stop, que desliga o motor quando o carro para.
É o caso do GTC Concept da Opel, hatch com visual arrojado e motor 2.0 turbo de quatro cilindros com injeção direta. A Hyundai vai expor uma nova versão do i10 com motor de 1,0l e linhas semelhantes as do ix35. Até mesmo a Mazda, famosa por seus esportivos, mostrará o Mazda, modelo renovado e com nova motorização mais ecológica. Já a Peugeot vai mostrar o conceito H1, base para o futuro compacto 208.
Fugindo da tendência
Nem só de compactos viverá o Salão de Paris. A potência também estará presente, como os 570 cv da Ferrari 458 Italia Scuderia. Outro modelo que deve ser o centro das atenções é o 911 GT2 RS da Porsche. O carro dispõe de 620 cv para alcançar 100 km/h em 3,5 segundos. Serão apenas 500 unidades produzidas. Uns dos modelos mais aguardados é o Audi S1, com motor 1.4 TSI e 180 cv de potência e o Mercedes CLS, com opção de motores V6 e V8.

Interesses brasileiros

Ford Focus ST

Alguns dos modelos que serão apresentados em Paris devem aparecer em terras tupiniquins, como a nova geração do Citroën C4. O médio deve chegar ao Brasil em 2012. O novo Ford Focus também é aguardado, mesmo com a expectativa de chegada por aqui ser somente para 2014.


Confira mais alguns modelso que serão lançados pelo mundo afora:
Renault DeZir

Audi S1

Hyundai i10

Kia Pop

Mazda 2

Mercedes CLS 2012

Peugeot 3008 Hybrid 4

Peugeot H1

Porsche 911 GT2 RS

Reportagem retirada do site msn/icarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário