28 de jan. de 2011

GRANDES HERÓIS AMERICANOS.

Nos anos 1960, época em que a gasolina era barata e questão ambiental era coisa de bicho-grilo, Chrysler, Ford e General Motors, as três grandes montadoras baseadas na hoje combalida Detroit, Dominavam o asfalto com seus poderosos muscle cars (ou carros musculosos, ao pé da letra). Agora os três fabricantes apostam em novas e sofisticadas releituras desses carrões

18h13 18/06/2009

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O CARRO: CHEVROLET CAMARO




Depois de sete anos de ausência, eis que a quinta encarnação dos Camaro ressurge inspirada nas linhas clássicas do modelo, com generosos 4,83 metros de comprimento. As versões de motor são um 3.6 litros V6, com 304 cavalos, e dois 6.2 litros V8 com 406 e 428 cavalos. Os mais possantes são os V8 de boa cepa, capazes de cravar 250 quilômetros por hora. Seus freios a disco têm 35 e 36,5 centímetros de diâmetro, e os sistemas eletrônicos de estabilidade são bastante eficazes para domá-lo. Os preços vão de 22 995 (o V6) a 30 995 dólares (o de 428 cavalos). No Brasil em torno de R$ 200.000,00

CAMARO – A LENDA

O primeiro Camaro foi lançado em junho de 1966 sem esconder a intenção de duelar com o Ford Mustang, então senhor absoluto do asfalto. O nome Camaro veio de uma gíria da língua francesa para “camarada”.


CAMARO NAS TELAS

O Chevy Camaro já apareceu em muitos filmes e séries de ação, como Shaft, Arquivo X e S.W.A.T. Mas nunca Recebeu tanto destaque como em Transformers, de 2007. No filme, os carros viram robôs e o Camaro encara um Mustang na batalha decisiva da história.

O CARRO: DODGE CHARGER



Com seus 5,08 metros, o Charger 2009 lembra os primeiros carrões produzidos pela Dodge há quase quatro décadas. O motor é longitudinal de 6.1 litros V8 e tem 444 cavalos. Na versão SRT8, a fera arranca de 0 a 100 quilômetros por hora em 5 segundos e crava 270 quilômetros por hora de velocidade máxima. Controles eletrônicos, ótimos amortecedores e o aerofólio na traseira garantem excelente estabilidade mesmo com o pé afundado no acelerador. Os puristas, no entanto, podem reclamar das duas portas traseiras, ausentes na versão original, e do câmbio com engate automático. Os preços variam de 24 835 a 27 995 dólares. No Brasil em torno de R$ 220.000,00

DODGE – A LENDA

Lançado em 1964 no mercado americano, o Dodge Charger tornou-se uma lenda nas estradas e nas pistas da Nascar. No Brasil, ele foi produzido a partir de 1970 sobre a base do Dodge Dart. Trazia direção hidráulica, freios a disco, 215 cavalos, quatro marchas e disparava a 190 quilômetros por hora, chegando a ser o carro mais rápido do país. Em 1980, a Chrysler interrom peu a produção de seus automóveis por aqui.

DODGE NAS TELAS

Em 1968, um Charger protagonizou uma perseguição de tirar o fôlego em Bullit, um clássico do cinema de ação. Carro dos vilões, ele duelou com um Ford Mustang dirigido pelo herói do filme, interpretado por Steve McQueen. As cenas aconteceram a quase 180 quilômetros por hora pelas ruas de São Francisco. O resultado foram 9 minutos e 42 segundos de pura adrenalina nos quais as rodas dos carros pouco tocavam o asfalto.

O CARRO: FORD MUSTANG



Acelerar continua a ser sinônimo de Mustang. Os motores estão disponíveis nas versões 4.0 litros V6 e em duas opções de V8: o 4.6 com 319 cavalos e o 5.4 litros da apimentada versão Shelby, com diabólicos 548 cavalos. Para vigiar seu desempenho (e ajudar quem o pilota), há um novo controle de tração e vários anjos da guarda eletrônicos. Com 4,78 metros de comprimento, o carro é imponente e espaçoso. Do lado de fora, a grelha está mais agressiva e faróis (sempre redondos) e lanternas traseiras foram modernizados. A versão V6 custa 20 995 dólares e a Shelby, 27 995. No Brasil em torno de R$ 230.000,00

MUSTANG – A LENDA


O Mustang ganhou as ruas em 1964 e logo transformou a expressão pony car – referência aos cavalos da raça mustangue – em sinônimo de alta performance. Sobretudo quando o modelo em questão é o GT Shelby, que acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em apenas 5 segundos.
MUSTANG NAS TELAS

O Mustang apareceu em cerca de 500 filmes produzidos em Hollywood. Começou em 1965 em Goldfinger, uma das aventuras de James Bond. Recentemente, protagonizou uma alucinante perseguição envolvendo uma poderosa versão Shelby 500 e um Nissan 350Z em Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio, de 2006.

Matéria retirada da revista PLAYBOY











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