10 de fev. de 2011

CHURRASCO DE PIZZA.

Juntamos as duas melhores comidas do mundo numa só: aprenda a fazer uma pizza na grelha de carvão.
A pizza de churrasqueira é uma boa alternativa ao forno a lenha, mas tem os seus truques: como o calor vem apenas por baixo, é preciso tomar alguns cuidados. Confira a seguir as dicas do chef Henrique Schoendorfer, do restaurante paulistano Aldina.

 Fique de olho na massa: a coisa é muito rápida e qualquer vacilo significa pizza carbonizada. É proibido se distrair.
OK, você se distraiu. Faça o dobro da quantidade necessária para se dar ao luxo de errar nas primeiras tentativas.

◦A massa deve ser fina. O calor das brasas é muito forte e, numa massa grossa, o miolo vai estar cru quando o exterior começar a queimar.
◦Antes de colocar a pizza na grelha, passe azeite em seus dois lados. O importante é espalhar por toda a superfície da massa. Isso vai impedir que ela grude na grelha.
 Como o calor vem só de baixo (no forno ele chega de todas as direções), asse a pizza em etapas. Coloque-a na grelha, espere o lado voltado para baixo dourar e vire-a. Quando o outro lado es tiver quase no ponto, tire a pizza da grelha e coloque o recheio.
◦Não lote a pizza de recheio. Se a cobertura for muito generosa, ela vai estar fria quando a base da massa estiver assada.
◦Pelo mesmo motivo, não exagere no queijo. Menos é mais derretido. E não faça muitas camadas, ou a parte de cima pode ficar fria. Cogite intercalar molho e queijo para ter uma camada só. E quente.
É melhor que o molho de tomate seja mais espesso que o normal, para não soltar água e ensopar a massa.

◦Ingredientes que precisam ser cozidos, como linguiça, bacon ou cebola, devem ir para a panela antes. De preferência, devem ser adicionados quentes.
◦Tenha tudo preparado, cortado, porcionado e à mão quando puser a massa na churrasqueira. Qualquer embaço na preparação pode resultar numa pizza de carvão.


PIZZA MARGHERITA



INGREDIENTES:

Massa: 1 kg de farinha de trigo, 80 ml de azeite de oliva extravirgem, 400 ml de água morna, 1 colher (sopa) de sal, 2 colheres (sopa) de açúcar, 45 g de fermento biológico seco Recheio: 20 ml de azeite de oliva virgem, 400 g de mussarela de búfala bola picada, 400 g de tomates frescos (sem pele e sem sementes) cortados em cubos, 2 dentes de alho, manjericão fresco a gosto

PREPARO:

1. Misture a farinha de trigo, o açúcar, o sal e o fermento. Adicione azeite e parte da água morna até dar um ponto elástico à massa. As receitas de massa não são exatas, variam de acordo com a qualidade da farinha. Amasse bem, até obter uma massa homogênea e elástica. Deixe descansar de 20 a 40 minutos (ou até dobrar de tamanho) em lugar arejado e úmido.

2. Doure os dentes de alho no azeite e retire-os da panela. Acrescente os tomates e deixe-os cozinhar por aproximadamente 20 minutos em fogo bem baixo. Se o molho estiver muito seco, vá acrescentando água aos poucos.

3. Abra a massa com um rolo e modele na forma e tamanho que você preferir.

4. Unte os dois lados da pizza com azeite e a coloque na grelha.

5. Deixe aproximadamente 1 minuto e meio, até dourar, e vire. Quando o outro lado estiver quase assado, tire da grelha, ou pelo menos da parte mais quente dela, e coloque o recheio. Sirva quando a base estiver cozida, e a cobertura, quente.

Matéria retirada do site da revista VIP

Nenhum comentário:

Postar um comentário